Seguidores

sábado, 28 de abril de 2012

Carta 09 - O ramalhete parte II


                                                                    


Olá, meus queridos.
Recebi um comentário, que gostaria de dividir com vocês. Ele veio de uma grande e querida amiga, que é mestra nas artes do Lenormand! Diretamente da Itália, assim fala minha querida Odete Lopes Pinto, sobre a carta 09 do baralho cigano: ;)

"Fala das  realizações que chegam por meio de nossos esforços: pode ser uma medalha, um troféu, uma premiação por um trabalho bem feito (aplausos, Oscar). É mais um passo que se faz, um grau a mais para chegar, lá, onde queremos chegar...
...esta carta me saía cada vez que eu alcançava um pequeno sucesso...
Ela vinha me dizer que eu continuasse minha luta até alcançar o meu objetivo final...."

Achei esse "toque" fantástico... Faz realmente todo o sentido, que a carta dos momentos felizes venha também em forma de reconhecimento por nossos esforços. Afinal, poucos momentos são mais felizes do que quando vemos que nosso trabalho foi bem feito, e reconhecido como tal!
Odete é uma escritora, professora e leitora do Lenormand... Ela segue a escola europeia, mas, ainda assim, acho que essa interpretação pode ser, com vantagens, incorporada àquelas da escola brasileira. Aqui, tradicionalmente, atribuímos o sentido, de "honrarias e reconhecimento", à carta da Lua, o que na realidade, para mim, nunca fez muito sentido... Mas, isso também deverá ser avaliado por cada um em particular ;)

Obrigada, querida Odete, por permitir que eu reproduzisse, aqui, sua mensagem.
Beijos




                                                               


 





Há dois outros aspectos, sobre a carta do Ramalhete, que acho importante citar para que vocês possam fazer suas avaliações:

- Alguns estudiosos, do baralho cigano, ligam a carta 09 ao Orixá Nanã... 
Lembrando sempre que as cartas não são o melhor meio para se falar de Orixás, sugiro que antes de associar a carta 09 a Nanã, cada um, que tiver interesse pelo assunto, leia sobre esse Orixá tão particular e misterioso... E então decida se Nanã será ou não representada pelo ramalhete ou pela Dama de Espadas que está inserida nessa carta. Fica também a sugestão para que se pesquise sobre a Rainha de espadas na cartomancia com baralho comum.

- Muitos veem na carta do Ramalhete a figura da "outra" num relacionamento, provavelmente por representar a leveza dos momentos alegres ou a disposição para flertar e namorar... Eu, particularmente, não penso assim... Seria necessário que outras cartas, que indicassem rutura de relacionamento amoroso, perda ou desgaste, estivessem presentes para que o ramalhete pudesse sugerir uma "outra", no pedaço :) Na minha experiência, a figura da "outra", ou a traição dentro de um relacionamento, é melhor sugerida pela carta 07, a cobra (tomando-se os devidos cuidados, pela delicadeza da questão).





Que seu caminho seja coberto de flores!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário