Seguidores

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Um método eficaz!





O primeiro método que aprendi, e uso até hoje, tem o mérito de estabelecer, de antemão, a que se refere cada posição que as cartas podem assumir, e assim facilitar a leitura para aqueles que estão começando na arte, além de tornar bem objetiva a leitura para iniciantes e veteranos ;) 
Esse é um método que mostra diferentes aspectos de uma questão, além de ser um dos mais utilizados.
É conhecido como A Cruz, A Mandala de cinco cartas, ou como Método Péladan.

Esse método foi criado por Joséphin Péladan, para ser usado com os arcanos maiores do tarot tradicional, e teria sido passado verbalmente para Stanislas de Gaita (Mestre Rosacruz, assim como Péladan), que por sua vez o ensinou a seu discípulo Oswald Wirth, que o menciona em sua obra Le Tarot des imagiers du Moyen Age.

 


Este método, muito usado também para a leitura do Lenormand, nos chega com algumas variações, que veremos a seguir.



- Como fazer:
Formulamos claramente a questão que queremos analisar e sobre ela nos concentramos. São retiradas, então, cinco cartas (após embaralhar e cortar) que serão dispostas conforme o esquema:





Carta 1 Pró - Aquilo que é favorável ao tema, à questão, ao fato, ou à pessoa.
Carta 2 - Contra - Aquilo que irá prejudicar o desenvolvimento da questão da qual tratamos. O inimigo, o que devemos evitar.
Carta 3 - Juízo - Sugere o caminho a seguir, ou se refere à uma intervenção externa, sobre o assunto, que será importante.
Carta 4 - Sentença - O devir provável de uma situação, levando-se em conta, os prós e contras e sobretudo "o cerne" da questão, que é dado pela carta 5.
Carta 5 - Síntese, o X da questão, o consulente em relação à questão, a essência à qual tudo se relaciona. 

- Há quem o utilize (método Cruz), sem marcar as posições, fazendo uma leitura livre.
Na leitura livre estamos colocando, além do nosso conhecimento teórico, uma grande dose de intuição, já que não temos casas pré determinadas para nossa orientação. Se, por um lado, o método livre exige mais de nós, por outro, costuma nos dar leituras de grande insight, podendo inclusive falar de aspectos novos, e surpreendentes, da questão, já que a leitura não está "presa" a aspectos pré determinados. 
Eu, particularmente prefiro, para uma leitura livre, usar as cinco cartas dispostas lado a lado, deixando a mandala em Cruz, para o método de casas marcadas. 

- Algumas pessoas somam o número que representa cada um dos quatro arcanos já posicionados. Se a soma for maior que 36, deveremos somar os algarismos que compõe o número encontrado. O resultado revelará qual será a 5° carta. Eu, particularmente não tenho experiência com esta forma de jogar, e costumo tirar a quinta carta da mesma maneira como as outras foram tiradas.

- Outra variação interessante é colocar-se uma carta no centro, representando a questão/tema, ou a pessoa envolvida com a questão que queremos analisar. Teremos então, no centro, duas cartas: a escolhida por nós (carta tema, ou representativa de alguém) e a quinta carta tirada do deck.
Tenho excelentes resultados com essa variante.




- Uma coisa que devemos lembrar:  jogos onde casas são marcadas previamente, precisam de ser treinados até que o "acordo" entre você e seu baralho, seja firmado e confirmado. Isto é: Até que você perceba que aquele método específico funciona para você, e que as casas pré marcadas têm a força necessária para atrair a carta que melhor as represente.

No próximo Post, colocarei um jogo, como exercício, para trocarmos ideias sobre sua interpretação :)

Abraços carinhosos!

Deixem seus recados, perguntas e contribuições :)

10 comentários:

  1. Olá querida, passei aqui para te dar um oi!
    excelente texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga!
      Você é, verdadeiramente, uma flor :)
      bjs

      Excluir
  2. Oi linda, utilizando esse metodo para saber sobre minha vida amorosa saiu o seguinte:
    1- carta n.º 4 a casa
    2- carta n.º 2 o trevo
    3- carta n.º 15 o urso
    4- carta n.º 7 a cobra
    5- carta n.º 20 0 jardim
    Embora na casa nr. 2 tenha saido a carta do trevo, ou seja o que está jogando contra são pequenas coisas, nada que não possa ser facilmente ultrapassado. Aquela cobra e o urso me deixaram confusa. Pois me passou a ideia de um futuro amoroso pouco bom, pois vejo ai mentiras, taições, invejas e desilusões... Será que me podia dar a sua opinião?
    Bjos
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria!
      Será que você poderia enviar sua pergunta por e-mail? Quando o assunto é muito pessoal prefiro responder de forma privada.
      Que Sara ilumine seus caminhos e a proteja com seu manto!
      Bjs

      taikaferreira@gmail.com

      Excluir
  3. Estou animada para experimentar a mandala com as posições marcadas. Eu usava essa mandala, de uma forma livre. E isso, devo confessar, por muitas vezes, para não dizer sempre, me deixou "na mão". Literalmente! ;) Acabava por pegar as 5 cartas, e ficava olhando sem saber por qual começar a leitura e por qual carta terminar
    Amanhã mesmo vou experimentar :)
    Que a Mãe guarde sempre vc e seus caminhos!
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida!
      Quero saber como foi a experiência ;)
      bjs
      Que Sara a cubra com seu manto e a proteja em seus caminhos!

      Excluir
  4. Olá! Boa Noite! Por favor uma ajuda! estou estudando ainda e fiquei em dúvida. A questão foi se vou me casar com o pai da minha bebe.

    Carta 1) 19/ Carta 2) 11/ Carta 3) 23/ Carta 4) 31 Carta 5) 28

    A carta 23 é muito ruim e a carta 31 muito boa, entao fiquei confusa em como interpreta-las e inseri-las nesse contexto.

    Obrigada!

    Paz e luz!

    ResponderExcluir
  5. Oi taika ...eu queria saber sobre a 6. Carta q fika em cruz sobre a carta 5 oq ela representa em qual contesto ela se emcaixa para q serve?? E se e correto usa la um bjao .. ass: cris. Optcha

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. gostaria de saber como faço para encontrar o resto dessas aulas ate a carta 36

    ResponderExcluir