Seguidores

terça-feira, 10 de abril de 2012

Carta 6 - As Nuvens.




   Carta 06 - As Nuvens, Os ventos

«A oeste, uma muralha de nuvens cada vez mais negras, mas de momento a atmosfera estava tão tranquila que nem uma erva mexia.» W.G. Sebald – Moments musicaux / da obra Campo Santo 


Descrição - Vemos uma paisagem, onde o único movimento que se adivinha está nas nuvens do céu. Em terra firme nada se move. Se no seu deck aparecem figuras, elas aparecerão como elementos imóveis que olham em direção às nuvens. As nuvens, no entanto, são desenhadas de modo a sugerir movimento, adivinhando-se, aqui, a força do vento que as empurra. Não vemos o sol, que se adivinha entre as nuvens.
Olhando atentamente, na maioria dos baralhos, vemos que há um conjunto de nuvens mais claras e outro formado por nuvens carregadas, escuras. É importante notar que há variações quanto à posição dos grupos: podemos ter nuvens carregadas à direita e claras à esquerda, ou vice versa, dependendo do deck. 

Significado: Como diz a frase de Sebald, sobre o solo a atmosfera é tão tranquila quem nem uma erva se mexe. O sol foi encoberto, as sombras descem sobre nós. Nada mais é claro, tudo que vemos parece indefinido. A indefinição dos contornos prejudica a avaliação do terreno e traz sentimentos que vão da indecisão, ao medo. O momento é de confusão, depressão, e tristeza, porque o melhor caminho não está claro... Afinal, no escuro todos os gatos são pardos, não é? Um tigre pode ser confundido com uma pedra, um gato pode tomar proporções de uma fera...
Quando estamos cercados de nuvens, podemos tomar o caminho errado ou, se permanecermos parados, poderemos estar sujeitos à tempestade, raios e trovões... E sabemos disso! O arcano das nuvens, nos oferece um desafio: Não esquecer que elas passarão graças ao vento, que nem sentimos, mas existe e movimenta as nuvens!  A luz voltará a tornar claros, todos os contornos, todos os caminhos, iluminando nossa capacidade de julgamento e escolha. 

No jogo: O arcano 06 pode significar:
- Momento passageiro de:
- confusão mental
- depressão e/ou medo
- tristeza e desalento.
- Momento quando os obstáculos não estão claros.
- Incapacidade de analisar a situação com clareza.
- Amigos e inimigos podem se confundir.
- Importante observar a carta que está ao lado das nuvens escuras, e aquela que está ao lado das claras. A carta que estiver ao lado das nuvens carregadas, apontará para a área/ assunto/ pessoa que sofrerá uma influência mais intensa, por um tempo mais longo. Já a carta que está ao lado das nuvens claras, aponta para uma área sujeita à influências mais leves.

Polaridade: Negativa.

Orixá: O que torna as nuvens passageiras? O que, mais cedo ou mais tarde, leva as sombras e permite que a luz volte? O vento! Assim a carta 06, não poderia deixar de representar Iansã! A senhora dos ventos que carregam as nuvens, e das tempestades que desfazem as nuvens carregadas.

 
Epahei, Oyá! Que Iansã, afaste as nuvens do nosso caminho, tornando nosso caminhar seguro, e garantindo nossa vitória nas batalhas!





                                                                 

Optchá, Santa Sara Kali,
Pelas forças das águas,
Pelos seus mistérios,
Pelas forças da natureza,
Nós, filhos do vento,
Das estrelas e da lua cheia,
Pedimos a senhora que
Esteja sempre ao nosso lado!



6 comentários:

  1. Tive que ir dar uma conferida na carta 6 do meu deck. Só depois, de olhar com muita atenção, é que percebi que o lado direito das nuvens está um tantinho mais escuro. Essa dica foi incrível! Obrigada!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Sou eu quem agradece, minha fiel leitora!
    beijos
    Bar lachi!

    ResponderExcluir
  3. Olá Taíka, boa tarde!
    Sou Luiz Gustavo Felipe, já aviamos conversamos uma vez no facebook, quero falar que seu site é explendido , excelente gosto muito de seus posts, meu falecido avó materno sendo neto de ciganos, meu avo e padrinho me ensinou muitas coisas e me fez apaixonar por cultura cigana.
    E vamos lá, falando da carta 06 realmente peguei meu baralho e pude perceber que do lado esquerdo das cartas está sobre carregada ja do lado direito começo ver raios de sol. achei o maximo lindo.
    Taíka tenha um excelente inicio de semana . Que Deus o Abençoe e ilumine sempre. Abraços. Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz,
      fiquei muito feliz com suas palavras... E por vários motivos! É muito bom saber que, um descende de ciganos, ame e honre essa riquíssima cultura, e esteja mantendo a tradição, através do uso do baralho! Obrigada por suas palavras tão gentis :)
      Espero que possamos conversar muitas vezes sobre as belezas que cercam a identidade cigana.
      Sinta-se à vontade para dar suas sugestões, nesse espaço que é nosso ;)
      Que Santa Sara, o acompanhe em todos os seus caminhos, e que os Mestres ciganos o inspirem na artes do jogo!
      Bar Lachi, Cigano Luiz!

      Excluir
  4. Os ventos realmente mostra um momento, uma situação tensa, uma situação confusa mesmo com relação ao sentimento, intenção entre duas pessoas por exemplo. Ora, é aquela situação de tensão entre duas pessoas que trabalham na mesma empresa e não se gostam , não existe simpatia entre ambas e quando se encontram no elevador, existe um tensão interior , seja causada por inveja, cobiça ou por medo mesmo do que poderá acontecer naquele lugar.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir