Seguidores

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Vamos comemorar!



                                                               
Queridos amigos, ciganinhas e ciganos!
Amanhã (24/05) é o dia em que se comemora  Santa Sara a Kali, padroeira dos ciganos de raiz e daqueles que, como alguns de nós, estão espiritualmente ligados a esse Povo através do amor.
Como disse em um post anterior, o estudo do Lenormand, e seu uso, não são exclusivos dessa ou daquela etnia, dessa ou daquela crença religiosa... Na verdade, conheço pessoas que usam o lenormand sem qualquer vínculo religioso ou espiritual, e o fazem com grande dignidade.
O Lenormand, por muitos de nós, conhecido como Baralho Cigano é um sábio e democrático amigo!
De qualquer modo, acredito que muitos de vocês estejam ligados, ou no processo de se ligarem, às tradições dos Rom. Para quem sente essa ligação, e está dando os primeiros passos, deixo aqui  algumas ideias de como iniciar essa aproximação. ;)
Não sendo cigana de raiz, mas de alma, quero deixar claro que essas são apenas sugestões que vêm do amor e das "conversas" com a Cigana que caminha comigo, seu companheiro, e com outros guias. Também muito aprendi, ouvindo e lendo, sobre as experiências de outros Ciganos de alma ou de Kumpania ... Há na barra lateral direita, alguns endereços de Blogs que, até hoje, me ensinam e entusiasmam.
Então mãos à obra!


Se você tem um baralho e ainda não o consagrou, e quer fazê-lo, ou se você quer começar a se aproximar dessa força mágica, sábia e protetora, esse é um bom momento!
Toda consagração deve ser feita durante a lua cheia, mas nada impede que você comece a "apresentá-lo" amanhã, dia de Santa Sara. Isso é possível porque já teremos passado 3 dias da lua nova (o período da lua nova não deve, em princípio, ser utilizado para magia), e porque, de fato, não estaremos fazendo um ritual mágico (no sentido estrito), e sim uma homenagem!

Se você já tem seu baralho consagrado, ou já trabalha sob a proteção das egrégoras dos mestres ciganos, provavelmente você já sabe o que fazer e como fazer. Mas se esse não for o caso, aqui vão certas ideias :)

- Você pode montar um cantinho, onde você irá buscar inspiração e proteção da Mãe dos Ciganos, e das entidades espirituais ciganas nesse dia especial!
Caso você nada saiba sobre Santa Sara, a kali, leia sobre ela! Medite sobre o que ela representa, não apenas para o Povo Cigano, mas para todos os homens, com seu exemplo de fé inabalável e dedicação ao próximo.
Como primeiro contato leia o que puder, nesse pequeno espaço de tempo, sobre a história dos ciganos e sua cultura... e sobre os Mestres Ciganos do Astral.

Sentiu-se encantado/a atraído/a? Então continue!!!  

- No canto que você escolheu, o mais isolado possível do fluxo de pessoas, coloque um pano branco ou um lenço colorido. O importante é que depois você o guarde para usar em outras ocasiões. Coloque uma imagem de Santa Sara, se possível. Ofereça flores, e frutas doces ou secas (nunca cítricas).
- Acenda uma vela branca em homenagem à Santa Sara. Dessa forma você já terá representado os elementos Terra (flores e frutos) e Fogo. Acendendo um incenso, você representará o ar e com um copo com água filtrada (mineral se possível), você terá o elemento Água. Mas atenção, esse não é um altar! Estamos aqui enfeitando um local para  festejar nossa mãe! Se sua ideia for construir futuramente um altar, você poderá fazê-lo nesse mesmo local ou escolher outro com mais calma, já que o altar não deve, na medida do possível, ser mudado de lugar, o que, é claro, pede mais tempo de planejamento e certos cuidados na sua preparação.

- Se você não tiver uma imagem de Santa Sara e nem uma representação sua (por desenho ou cópia de alguma das imagens de Sara, que são facilmente encontradas na internet), não importa! Pense sobre ela e sobre a sua história. Mentalmente visualize-a. Faça uma oração, e o mais importante: Converse com ela! Apresente-se, ofereça-lhe as flores, e as frutas! Mostre-lhe seu baralho, dizendo que numa noite de lua cheia, no futuro, ele será consagrado, diante dela, para seu uso... deixe-o sobre a mesa ao lado das oferendas, enquanto a vela estiver acesa. Depois guarde-o.
Não conseguiu comprar flores?, ofereça apenas uma... Não .houve possibilidade de comprar frutas e nem uma flor? Não importa. Uma vela que tem em si os elementos fogo e terra (material de que é feito o pavio, a própria cera ou parafina), e junto com um copo de água, já teremos uma bela homenagem. O elemento ar, também estará presente, pois se assim não fosse, não teríamos a combustão ;).
Se puder acenda um incenso, que poderá ser de rosas.

O importante é fazer tudo com amor e sincero desejo de se colocar sob a proteção de Santa Sara.
Coloque uma música cigana bem bonita e dance!, ou apenas escute e medite sobre sua intenção e desejo de homenagear a Santa dos Ciganos.
Após a vela ter sido consumida, jogue a água em água corrente (pia por exemplo), divida as frutas com quem você quiser, e coma para comemorar esse dia!
Após um ou dois dias, antes de que as flores murchem, jogue-as fora tomando cuidado para que não sujem o meio ambiente.

- Você poderá manter as flores e as frutas por 3 dias antes de despachá-las, acendendo uma vela a cada dia e reforçando sua homenagem. As frutas poderão ser comidas por você, ou colocadas em algum jardim em um prato de papel, onde servirão de alimento aos animaizinhos ou até para alguém que tenha fome, coisa que infelizmente existe, e muito!, no nosso mundo.

-  Enquanto a vela estiver acessa, converse com a Santa, ou aproveite para ler sobre ela e o Povo Cigano, ou aprender sobre os Mestres Ciganos.

- Você poderá oferecer a Santa Sara um lenço da cor que mais se harmonizar com seus desejos, ou simplesmente da sua cor preferida. Esse lenço é uma oferenda e deve ficar vestindo a imagem de Santa Sara. Não havendo imagem, guarde-o para enfeitar seu futuro altar, pois ele será sempre uma representação de seu carinho e confiança em nossa mãe.

- Mantenha, se possível, música cigana tocando por algumas horas e deixe que ela vibre em você, no seu coração.

- Use sua intuição amorosa e seja espontânea/o.

- Copie uma oração à Santa Sara e reze-a ao acender a vela, e antes de desmontar o local "da festa".

- Não se esqueça de que É UMA FESTA! Se você desejar convide pessoas queridas para festejar com você!

                                  

Algumas sugestões de vídeo para serem vistos durante a comemoração:

http://youtu.be/d6hunJ0v1hE

http://youtu.be/G_Iv366YZuk

http://youtu.be/bHcAl9q2bRs

http://youtu.be/dC59wZAZbtk

http://youtu.be/Oo4TYjtOxcI



SALVE SANTA SARA!
Agradecemos sua proteção, com amor e entusiasmo de filhos!
 
                                      


















-

Nenhum comentário:

Postar um comentário