Seguidores

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Carta 15 - O Urso

  

No meu primeiro contato com o Lenormand aprendi que a Carta 15 (O urso) é a pior carta do baralho. Será??? 
Passei muitos anos observando o comportamento desse arcano, e hoje não o vejo assim. É certo que a carta 15 traz sua dose de peso, problemas e perigos, mas assim como outras cartas, ela nos fala de qualidades e características que devem "conversar" com as cartas próximas, e devem ser consideradas em relação à posição que o Urso assume no jogo.
Na verdade, aprendi que não há carta melhor ou pior, em termos absolutos. Há sim, cartas que nos acenam com possibilidades positivas ou negativas, num primeiro olhar, mas que podem estar se expressando de forma contrária à impressão que nos causam a princípio. Isso, por si só, já seria suficiente para que entendêssemos que no Lenormand, como na vida, o absoluto raramente se expressa. Vivemos num mundo relativo, ondea a relação entre dois elementos é mais importante do que a simples soma das características de cada um.
Como já dissemos muitas vezes, as cartas se combinam, conversam e se expressam de formas diferentes em diferentes circunstâncias.

Por exemplo:

Carta 5 + carta 7

Se a questão for saúde, podemos dizer que algum problema surgirá, e será aconselhável procurar um profissional de saúde.
Por outro lado, se a questão for de ordem espiritual, poderemos dizer que o desenvolvimento do potencial de alguém está ligado à sua iniciação em alguma tradição ou em sua ligação com algum conhecimento específico.
Já se a questão for, por exemplo, uma relação entre duas pessoas, poderemos ter uma indicação de que essa é uma relação de muita atração física, ou que a relação que está se desenvolvendo (árvore) sofrerá com algum tipo de traição ou maledicência... Tudo dependendo das cartas que se seguirem ;)
Como o ditado: Uma andorinha só não faz verão, também aprendemos bem cedo na vida, que tudo que se manifesta interage. Um fato, ou qualidade, que pode ser prejudicial aqui, pode ser benéfico ali, embora, é claro, alguns fatos ou qualidades sejam associados mais frequentemente com o ganho ou a perda, com o bom e o ruim...

Então eu me perguntava: por que seria diferente com o urso? Cheguei à conclusão de que não era.


Quais as características do Urso, de uma maneira geral, já que constituem uma família de várias espécies?

- São animais de grande peso.
- São mamíferos carnívoros e geralmente omnívoros, ou seja, têm seu aparelho digestivo modificado para aceitar diferentes tipos de alimento (insetos, frutas, mel, pequenos roedores, carniça, peixes, grandes animais), incluindo o ser humano, se houver necessidade de alimento, ou quando se sentem em situação de perigo.
- Força
- Capacidade de armazenar gordura (energia) para os longos períodos de hibernação.
- Pode matar pelo abraço.
- Fome proporcional à sua necessidade de armazenar gordura
- Apesar de seus hábitos solitários, convivem bem onde há alimento suficiente.
- A mãe ursa é capaz de qualquer coisa para defender seus filhotes.

Significado: pelas características do animal, temos muitas indicações de como essa carta funciona no jogo.

Na sua expressão negativa:
- Situações de perigo, que virá por alguém próximo, "amigo-urso".
- Pessoas que podem usar da proximidade ("abraço de urso") para destruir alguém.
- Pessoas com energia "pesada", olho grande, inveja, "encosto", obsessores
- Pessoas com comportamento de "juntar" e armazenar".
- Pessoas com tendência a engordar.
- Problemas de saúde que vêm por excessos alimentares, cansaço, isolamento 
- Pessoas superprotetoras. ciumentas e egoístas (quando a característica de proteger, dos ursos, é exagerada e causa mal).
- Pessoas com tendência ao isolamento
- Pessoas que podem "fugir" para uma "caverna" e se isolarem para evitar situações adversas (Os Ursos hibernam). Isso é relacionado, algumas vezes, ao alcoolismo ou uso de outras drogas (muito cuidado com essa interpretação)
 - Força que irá ser usada de forma primitiva, sem barreiras morais ou éticas, contra nós, ou que nós usaremos contra o outro.

Na sua expressão positiva, ou neutra:

- Força
- Pessoa poderosa e protetora. Pessoa de mais idade do que nós/consulente (mãe ursa protege filhotes).
- Pessoa com reservas financeiras.
- Situação em que seremos ajudados por alguém de poder.
- Retirada estratégica. Situação em que o melhor é que nos retiremos por algum tempo sem tomar qualquer atitude.
- Força que surge da necessidade, e nos torna capazes de vencer duras batalhas.
- Sexualidade

Polaridade: Carta Negativa, pela escola brasileira

Na nossa tradição brasileira, a Carta 15 - O urso, é vista, em princípio, como algo negativo, que pode tornar-se positivo na dependência das circunstâncias e cartas próximas. Já em outros países ele é visto principalmente como uma carta positiva que fala de proteção, ganhos financeiros, pessoa de poder, seja financeiro, ou pela posição que ocupa.

Agora temos que ter cuidado! Em qualquer lugar, uma boa leitura depende das relações entre as cartas e entre elas e as circunstâncias do jogo... Isso é fato! Mas também é fato que dependendo da tradição, do lugar onde aprendemos, certas cartas podem assumir uma conotação positiva em algum lugar e negativa em outro. Essa carga que se torna quase cultural é de muita importância. Há aqueles que ao verem o Urso, imediatamente o associam ao "amigo-urso", e outros que o associam, em primeiro lugar à força (dos instintos, força física, ou da força sinônimo de poder de realização daquele que manda ou que tem "bala na agulha" como dinheiro), e outros ainda, que em primeiro lugar vão associar o Urso à uma força protetora, ou à investimentos financeiros.


Brasão da comuna de Portein, uma comuna da Suíça, no Cantão Grisões,


Se por um lado, dentro de uma visão "ideal" não deveríamos misturar métodos e tradições, por outro, essa primeira reação que temos frente a determinadas cartas não deve ser ignorada, simplesmente porque isso não será possível :)
Tal como o urso, nossa reação instintiva às cartas estará presente quer a aceitemos, ou não, em nível racional. Assim como a carta 02 (o trevo), ou a cobra,  seria ideal, do meu ponto de vista, entender todas essas interpretações, associações e significados do Urso, mantendo a mente aberta para ver como a carta está se manifestando no seu jogo. Ela aparece mais frequentemente relacionada à cartas e situações positivas ou negativas? A partir daí estabeleça a polaridade inicial dessa carta no seu jogo (que sempre, é claro, poderá ser modificada de acordo com as circunstâncias), coisa muito importante uma vez que, em determinados jogos, temos apenas uma carta qualificando algo, como saúde, trabalho, dinheiro, influências externas, espiritualidade etc...

Por hoje é só. :)

Deixe seu comentário, sua pergunta ou sugestão!
É essa "troca" de energia, que alimenta o Blog ;)

e-mail: taikaferreira@gmail.com

Optchá!




13 comentários:

  1. Olá Taíka, parabéns pelo blog é excelente, tb sou uma apaixonada pelo povo cigano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda, Nanni!
      Obrigada, de coração, por sua mensagem, afinal é essa troca de energia que deixa minha alma feliz :)
      O povo Cigano é riquíssimo em tradições, magia, ensinamentos e... é claro, em alegria, entusiasmo, e capacidade de resistência diante das adversidades e preconceitos... Excelentes razões para justificar nossa paixão - Além de outras que falam diretamente à nossa alma, e por isso, dificilmente podem ser colocadas em palavras, não é verdade? ;)
      Volte sempre e deixe suas sugestões.
      Abraço de alma para você!
      Bar Lachi!

      Excluir
    2. Concordo plenamente com vc, obrigada por te gostado do meu blog. Estarei sempre aqui no seu!

      Excluir
    3. Que bom, Nanni! \o/
      Vamos trocar figurinhas, aqui e lá!
      bjokas

      Excluir
  2. Quando comecei a estudar o baralho cigano, tb aprendi que certas cartas eram negativas, outras positivas, e ponto final. Gosto, e acredito, na forma com que vc vê/entende os arcanos. Tudo é relativo... depende da pergunta feita e das cartas que "conversam entre si". Amo vir aqui! É uma aula sobre o baralho cigano e sobre a vida! Parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida moça cigana!
      Obrigada por todo o seu carinho. É muito gostoso receber suas mensagens! <3
      Beijos

      Que a Mãe esteja sempre com você, inspirando seu caminho.

      Bar Lachi!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog Taíka, muito esclarecedor e interessante.
    Também tenho blog se desejar faça me uma visita.
    Abraços e muita luz.

    ResponderExcluir
  5. Eliana,
    Terei muito prazer em fazer-lhe uma visita no Espaço Equilíbrio :)
    Obrigada pelo carinho!
    Desejo-lhe muita proteção e luz em sua caminhada.
    Optchá!

    ResponderExcluir
  6. Na prática eu pude perceber que tem muito a ver com o forte desejo de querer algo, seja uma pessoa que gosta ou alguma coisa material de conquista e assim a intensidade desse desejo faze com que a pessoa corra atrás com força daquilo que quer.
    Observei também que , infelizmente, aparece muito aonde pessoas tem inveja sua, aonde pessoas cobiçam o que você tem e ali ficam por perto para fingir que gostam de você, mas na verdade não gostam.
    Há necessidade de estar alerta contra tudo isso no dia a dia.

    Jean o vidente e astrólogo
    http://jeanoastrologoevidente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. acredito que o urso tambm signifique um estado pacional,onde a pessoa pose estar ainda muito ligada aos instintos e sua razao perde para seus impulsos e desejos primitivos.

    ResponderExcluir
  8. Eu ganhei um baralho cigano na minha pré-adolescência.Não me lembro quem deu, ms eu gostava de ler o futuro das pessoas sem nenhum preparo ou estudo, mas o mais estranho é que eu acertava. Colegas me pediam para ler, até adultos. Toda vez que eu lia me dava dores de cabeça fortíssimas ao terminar. Uma vez vi nas cartas para uma colega que ela ficaria grávida mas não teria filho. Ela riu, disse que era impossível, não tinha namorado... No ano seguinte ela me contou que tinha acabado de fazer uma aborto. Fiquei com medo, joguei as cartas fora e entrei para uma igreja. Cansei de pastores e decidi que não preciso de intermediários entre eu e Deus. Ano passado a vontade de voltar a ler cartas foi mais forte e adquiri um baralho. dessa vez limpei, consagrei e etc. O significado do urso para mim, mesmo criança, sempre foi força, crua e pura, além de proteção. O trevo significava sorte, e dependendo da carta, boa sorte ou falta de sorte, mas em geral uma carta boa, A cruz significava benção ou pesares... Tudo na minha mente de criança, significados que ainda mantenho, claro que salvo o desenvolvimento do que aprendi! O relacionamento nosso com as cartas é o mais importante. Se você sempre vê a carta como boa, a energia que nos ajuda a ler será para que ela revele coisa boa, por isso é bom manter intimidade e diálogo com o próprio baralho sempre!

    ResponderExcluir
  9. perguntei no baralho se minha tia gosta de mim se sim ou não ai saiu serpente + urso o que significa é? é algo positivo?

    ResponderExcluir