Seguidores

quarta-feira, 28 de março de 2012

carta 05 - A árvore.





  
Descrição: Vemos uma árvore frondosa bem plantada no solo. Em alguns baralhos vemos frutos e pássaros entre suas folhas, em outros poderemos ver animaizinhos que se abrigam sob ela.

Significado: A árvore é produto de uma semente que cai, ou é plantada, em solo fértil e por isso cresce. No momento certo, dará flores e frutos. Aqui nada pode ser apressado. Tudo ocorre no tempo devido. Árvores podem ser abrigo para espécies animais, incluindo o homem. Elas protegem por sua copa, da chuva ou do sol. Elas protegem, com seus frutos, da fome. Elas abrigam em seus galhos aves e ninhos. Elas, a seu tempo, fornecerão as sementes, graças à ação dos mesmos pássaros, e insetos que abriga, ou do vento, pelo processo de polinização. As sementes por sua vez, caindo em solo fértil, irão crescer e virar árvores.
As raízes de uma árvore, nos falam da necessidade de termos, com a terra, uma relação profunda, para que tenhamos os alimentos necessários ao nosso próprio crescimento. Uma árvore sem raízes bem plantadas, não vingará. A árvore nos lembra da necessidade de termos o pé no chão, para termos equilíbrio e energia para crescermos, ao mesmo tempo que seus galhos nos lembram a importância de crescermos em direção ao céu, tornando-nos maiores e mais capazes de enxergar longe, e trocar energia com outras árvores e outros seres. O tronco nos lembra que, até que nos tornemos árvores frondosas, teremos que manter uma certa flexibilidade para que os ventos não nos partam antes de adquirirmos a força necessária para suportar galhos e folhas, ventos e tempestades. O solo do qual tiramos nossa energia (alimento/seiva), nos fala da necessidade de buscarmos nossa força em uma matriz boa, firme, rica em nutrientes.
Olhando, à nossa volta, vemos árvores de vários tamanhos, e formas, umas mais altas, outras mais baixas, umas frondosas e outras nem tanto. Se olharmos atentamente, veremos que nem sempre as mais altas e fortes dão os melhores frutos, ao mesmo tempo que nem todas as que dão os frutos mais doces, são as que dão aos pássaros e ao homem, o melhor abrigo. Há também aquelas que dão lindas flores e alimentam beija-flores e abelhas, e nos dão alegria, mas não dão frutos comestíveis... Qual a lição da carta 5???
Muitas!
- A diversidade é uma riqueza necessária.
- Tudo deve ocorrer no tempo certo! Com bom adubo, ou em solo fértil, o desenvolvimento é mais rápido, mas nunca o fruto nascerá antes da flor!
O desenvolvimento completo de uma árvore, é um processo, onde equilíbrio (raízes), força (energia), e flexibilidade vão tornar possível o desenvolvimento de todo o seu potencial.
- O tronco é o que garante a distribuição do alimento/energia aos galhos, flores e frutos, independente da sua circunferência ou da sua rigidez. Mas o tronco deve estar livre de doenças e bloqueios, para que a árvore sobreviva. O mesmo se pode dizer para as raízes.
- A árvore é um organismo complexo que deve crescer e dar frutos.
- A árvore fala do nosso próprio crescimento, enquanto organismo vivo, pulsando de energia! 


                                                                                                                       
                                                                                                                      
No jogo, pode representar:

- Nosso corpo energético.
- Nossa saúde.
- Conforto
- Segurança 
- Todos os projetos que precisam tempo para crescer e dar frutos.
- O crescimento do próprio homem e os frutos que que dará.



 Polaridade:  Carta positiva

Obs: Corresponderia ao Orixá Tempo 

                                              

                                     


                          
No próximo post, falaremos de cartas neutras, positivas, negativas, e de cartas tema! 
Faremos alguns exercícios. Espero que gostem :)




                                                                                                   
 


Que todos os nossos caminhos sejam iluminados e abençoados por nossos Guias e Protetores Espirituais!   
                 








Nenhum comentário:

Postar um comentário