Seguidores

quarta-feira, 14 de março de 2012

O quinto elemento - parte III


Bom... Esse quinto elemento é uma das coisas que, infelizmente, não poderemos discutir aqui. Em primeiro lugar porque não tenho competência para isso, e em segundo lugar porque minha opinião não precisará ser igual à sua. De qualquer maneira, esse  "quinto elemento" é o que faz o jogo "dar certo".

Existe algo que transcende ao próprio jogo e às pessoas envolvidas, organiza o cenário e junta os arcanos, levando em conta fatores dos quais não temos consciência?  Ou o jogo é, tal como é, porque os nossos subconsciente e inconsciente sabem muito mais do que temos consciência de saber, e a carta tirada foi, na realidade, escolhida e não tirada ao acaso?? Será que utilizamos essa linguagem para nos comunicar com o outro, com os fatos, e com nós mesmos, numa dimensão muito mais profunda do que a nossa comunicação habitual pode chegar? Ou seja, em vez de palavras, muitas vezes insuficientes, usamos arcanos que trazem, em si mesmos, significados tão ricos, que elevam nossa percepção da experiência humana, muito além da percepção da nossa experiência singular? Uma linguagem capaz de falar ao nosso inconsciente coletivo, ou às nossas almas e trazer-nos suas impressões? Ou nada de jung e nada de transcendental... Apenas uma linguagem que será entendida de forma diferente por diferentes pessoas, mas que vai trazendo, à tona, revelações que apenas parecem novas, mas que estavam ali...História já sabida, mas ainda não organizada de forma clara?... Ou seja: Seria um tipo de conversa entre duas pessoas, suas capacidades de interação e interpretação, mais ou menos profundas, do simbólico, pouco diferindo de uma conversa com um bom amigo?... Ou tudo se explica pela atuação dos mestres espirituais (uma forma de transcendência), nos guiando para o "alargamento" de nossa percepção intuitiva?... Ou, quem sabe, pela existência, ou não, do fator tempo?... Ou pelos buracos de minhoca, realidades paralelas, ou pela tão citada física quântica???... Ou, ainda, pela combinação de mais de um fator? Ou...ou....E por aí vai... E, para mim, confesso, já é muito! rsrsrs

Minha interpretação, do fato do jogo ser revelador, é apenas minha. A conclusão, ou as várias conclusões, que se revezarão na sua forma de encarar "esse quinto elemento", serão suas e irão determinar o tipo de relação que você terá com esse instrumento...com essa maravilhosa penca de chaves: nosso Lenormand, também chamado Baralho Cigano!

Em tempo: Usei o termo "quinto elemento", que não é termo tradicional da cartomancia, apenas para facilitar ( para mim mesma) a comunicação do que eu pretendia dizer.

Essa foi uma introdução longa, e pouco usual, ao estudo e discussões sobre o Lenormand... Optei por ela, em vez de colocar aqui elementos históricos, por que esses podem ser pesquisados facilmente e, assim, não teríamos muito o que trocar em termos de nossas experiências pessoais. ;)



Que Santa Sara nos ajude a ver além das aparências!!!

2 comentários:

  1. Muito bem colocado... O interessante é q independente da visão pessoal do que seria esse quinto elemento as cartão são uma experiencia única e inesquecível... e Viva o Lenormand o/

    ResponderExcluir
  2. Você tem toda a razão :)
    A experiência com o Lenormand é mesmo muito particular e sempre inesquecível!
    Que Santa Sara ilumine sua caminhada, peregrina querida!
    Beijos

    ResponderExcluir