Seguidores

sábado, 17 de março de 2012

Carta 02 - Paus e pedras, Trevo

Bom dia!
Que Santa Sara ilumine nossa caminhada!

Hoje vamos falar do Arcano 02, que tem significados diferentes em diferentes tradições.  Esse arcano foi algumas vezes representados, em baralhos nacionais, como um caminho onde podemos ver alguns pedaços de pau e algumas pedras, e em outros, como acontece em outras partes do mundo, como um trevo. Quando comecei meus estudos, esse arcano era chamado de "paus e pedras", mas hoje em dia, quase todos os Lenormand, mesmo no Brasil, representam a carta 02, como um trevo, ocasionando por isso diferenças de interpretação.
Na escola brasileira, o arcano 02, é visto como obstáculos, enquanto em outras é visto como sinal de sorte.
O importante, é não misturar escolas, a não ser que você tenha alguma experiência, e tenha recebido sinais, suficientes, de que uma carta, no seu jogo, se apresenta com sentido diferente do tradicional.

Iremos tratar desse arcano, segundo a tradição do nosso país.







 Arcano 02 - O trevo, ou paus e pedras.

Descrição
Pode variar sua representação, como vemos acima.
Um caminho onde podemos ver pequenos obstáculos, como paus e pedras.
Um trevo de quatro folhas, que sabemos ser raridade entre os trevos. Esses, normalmente têm três  folíolos e se comportam como ervas daninhas, de crescimento bastante invasivo, podendo danificar gramados e tomarem espaço em terrenos. O quadrifólio, é uma anomalia. Algumas vezes são cultivados para serem presenteados, já que a lenda os ligaria à grande sorte. De qualquer forma, na natureza, são raridade que surgem em meio à uma planta com comportamento bastante agressivo, que obriga os jardineiros a usar meios para exterminá-la.
Aqui podemos ver que existe uma relação entre paus e pedras, que precisam ser retirados do caminho, e os trevos enquanto ervas daninhas.
Então quando jogo com baralho onde o trevo representa o arcano 02, que na escola brasileira corresponde a obstáculos, penso que apenas depois de algum tempo, limpando terreno e procurando, é que poderemos encontrar um quadrifólio, se encontrarmos ;). Da mesma forma, apenas depois de retirarmos os paus e pedras do caminho, poderemos usufruir os benefícios que aquela terra/caminho pode oferecer...

significado
Obstáculos que surgem, geralmente pequenos, mas que podem ser numerosos, e nos obrigam a lidar com eles antes de continuar a jornada.
Atrasos.
Problemas que surgem e são próprios do caminho que seguimos, e não "mandados", ou cármicos.

No jogo do Lenormand, ou baralho cigano, anunciam que teremos trabalho a fazer, ou problemas a resolver, antes de atingirmos nossa meta.
Pede para que não desanimemos, pois os obstáculos não são graves ou impeditivos.
Pede que fiquemos atentos à embaraços, ou situações que podem nos fazer "cair do cavalo", a fim de resolvê-las, com a menor perda de tempo.
Esse arcano testa o nosso grau de comprometimento com algum projeto ou com nosso objetivo.

Polaridade da carta: Negativa

Salve Os Mestres Ciganos!
Salve nossos guias e protetores!
Que Sara esteja sempre ao nosso lado!
 




 




2 comentários:

  1. Eu não tinha ideia que essa carta, que às vezes é representada por um trevo, tinha um valor positivo em outras partes do mundo! Muito interessante... lógico que dá pra entender. Trevo=sorte. Mas, a sua explicação sobre o trevo, na escola brasileira, me ajudou a entender essa carta, que devo confessar, sempre achei agradável! ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Cecília,
    A carta 02, costuma ocasionar alguns problemas rsrsr...Fico feliz que o meu jeito, de vê-la, tenha ajudado :)
    Beijos

    ResponderExcluir